Faleceu na tarde do dia 20 de julho, aos 98 anos de idade, o senhor João da Costa Camargo. João já havia sido prefeito da cidade de Fernando Prestes – SP, em meados das décadas de 1960 e 1970. Seu velório ocorreu na Câmara Municipal de Fernando Prestes e o sepultamento se deu no jazigo da família, na cidade de Taquaritinga – SP.
João Camargo nasceu no distrito de Agulha em 09/02/1921. Era filho de Vergilio da Silva Camargo, que era o fundador do distrito, e Margarida da Costa Carvalho. Governou a cidade de Fernando Prestes entre 1965 a 1968. Era casado com Cleide de Carleto e deixa os filhos Creusa, João Jorge e Vergilio.
João da Costa Camargo foi o quinto chefe do Poder Executivo eleito pelo voto direto e uma de suas principais conquistas foi a instalação do Colégio Estadual “Cristovão Colombo da Gama”. Também na sua Gestão se deu o início da construção do prédio, onde funciona hoje a escola municipal Professora Sophia de Atayde Oliveira Pedrassoli.
Dentre os cargos que ocupou durante a sua vida pública, João Camargo também foi suplente de delegado no ano de 1951 e vereador, nas Gestões 1960/1964 e 1969/1972.
Veja o que diz o livro Cidade de Fernando Prestes – Resgate de sua memória:
“No ano de 1911, o Sr. Vergílio da Silva Camargo adquiriu terras onde hoje situa se o Distrito de Agulha derrubando matas virgens, deu inicio às primeiras lavouras de café, juntamente com as famílias de José Francisco Salles e Gabas, Vergílio fixou-se nessa região, originando o povoado. Até o ano de 1935, Agulha pertenceu ao município de Taquaritinga, na condição de povoado, e para que o processo de emancipação política do município de Fernando Prestes fosse aprovado, necessitava-se de uma maior área de terras, conforme dispositivos legais. Propôs-se então, por acordo político, que o povoado de Agulha passasse a pertencer ao município de Fernando Prestes, sob a condição de ser elevado à categoria de Distrito, com a nova denominação de Vila Camargo, sendo tal processo concluído no ano de 1936, regulamentado pela Lei 2625, de 14 de janeiro de 1936. Fica criado o Distrito de Paz de “Vila Camargo”, no município de Fernando Prestes, em Taquaritinga – Dr. Armando Salles de Oliveira – Governador do Estado. Porém, o fato de já existir outra localidade no Estado de São Paulo com o nome de Vila Camargo, e a Legislação não permitir homonímia, optou-se pela antiga denominação de “AGULHA”. Com o predomínio da religião católica, foi realizada em 1919 a primeira missa campal no povoado. O Sr. Vergílio da Silva Camargo doou um terreno para a construção de uma igreja em louvor a São Sebastião, a qual foi construída de madeira, tendo sido realizada a primeira festa em louvor ao Santo Padroeiro aos 20 de janeiro de 1921. A Pedra Fundamental da atual Capela foi lançada em 1929 e benta pelo Padre Alexandre Colomelliz, em outubro de 1931. No ano de 1937, o Sr. Alexandre Cicconi doou um terreno onde foi construído o Cemitério Municipal de Agulha. No ano de 1968, foi implantada, em substituição ao gerador diesel, a rede de energia elétrica fornecida pela CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz.”
Add Comment